1. Melhorar a experiência do usuário
Experiência do usuário é tudo e traz resultados concretos. Se um usuário fica satisfeito com o seu site, com a sensação de ter passado por uma experiência positiva, as chances de ele converter em seu produto ou serviço são ficam acima de 60%.
Já quando um usuário acessa sua página via dispositivo móvel e não encontra o que procura, há muito mais chances de ele desistir e partir para outro site.
Use a sua experiência de navegação como exemplo. Sempre que você abre um site pelo celular e percebe que ele está desalinhado, com as letras pequenas e com imagens difíceis de compreender, você fica satisfeito?
Hoje em dia, proporcionar uma experiência agradável ao usuário acessar seu site via dispositivos móveis é essencial para seus resultados de SEO também.
2. Acesso via mobile está crescendo (e deve continuar)
De acordo com dados do IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Entre os anos de 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular aqui no país aumentou de 97% para 98,1%.
Essa tendência de crescimento do acesso à internet via dispositivos móveis foi confirmada na pesquisa Digital 2020 Global Overview Report. Ela mostra que de todo o tráfego na internet global, 53,3% é feito via smartphones, com mais 2,7% feito por tablets, o que dá um total de 56% via dispositivos móveis, enquanto que os laptops e desktops ficam com a parcela de 44% do acesso à internet global.
Avaliando o resultado de dezembro de 2019 com o de dezembro de 2018, o crescimento foi de 8,6% no tráfego via smartphones. A mesma pesquisa ainda mostra a evolução desse percentual ano a ano. Em 2014, por exemplo, o volume de acesso à internet via smartphones só era de 31,8%.
No total, já são 4,1 bilhões de usuários de internet mobile, e essa tendência de crescimento deve permanecer para os próximos anos com a evolução da velocidade de conexão.
3. Atender ao Mobile First Index
O Google favorece websites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico. Uma das atualizações do Google de 2015, por exemplo, ganhou o carinhoso apelido de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon). A intenção do Google era favorecer os sites que são responsivos ou que já tinham uma versão mobile em detrimento aos outros.
Por conta dos números que já vimos anteriormente, em março de 2018 o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo. A mudança chamada de Google Mobile First Index torna obrigatório o uso de um site responsivo a partir de então.
Antes disso, a indexação era prioritariamente feita pela versão desktop dos sites, o que causava conflitos em caso de conteúdos diferentes por dispositivo. Até por isso o Google colocou um prazo para que todos os sites pudessem se adequar à mudança. Depois da data, a regra é bem clara: se o site tem apenas uma versão para desktop, ele não vai mais aparecer nos resultados de busca.
Essa data estava marcada inicialmente para o mês de setembro de 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19, o prazo foi estendido até março de 2021.
- Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, confira o comunicado feito no blog de Webmasters do Google que já mostra um checklist de detalhes técnicos para você preparar suas páginas para indexar priorizando a versão mobile e responsiva.
Portanto, ter um site responsivo não só colabora com que seu site apareça nos resultados de busca, mas passou a ser um item obrigatório para continuar gerando resultados organicamente.
4. Aumentar a velocidade da página
Uma das recomendações do Google PageSpeed Developers é que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel seja carregado em menos de 1 segundo. E o carregamento completo da página em menos de 2 segundos.
Na maioria dos casos, isso se torna inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica o usuário. Caso o site demore a carregar, há uma alta probabilidade de que o usuário feche a janela e procure o que precisa em outro lugar.
Um site responsivo já é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, e por isso é carregado naturalmente mais rapidamente do que uma versão desktop.
5. Diminuir a taxa de rejeição
Ter um site responsivo também reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.
Esse item está ligado à experiência do usuário, uma vez que, se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de ele fechar e desistir – ou partir para outra pesquisa – são grandes.
É importante tomar cuidado com essa taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante. E quando isso acontece, as chances de sua página perder posições é grande.
6. Aumentar as vendas
Com o aumento no volume de acessos à internet via dispositivos mobile, o número de compras online feitas através desses dispositivos também segue a mesma tendência de crescimento.
Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e trazidas no portal E-Commerce Brasil mostram que 86% dos consumidores brasileiros conectados à internet realizaram ao menos uma compra em 2019, e desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir a compra.
Os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um ecommerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas, aumentando suas taxas de conclusão de compras.
7. Aumentar a taxa de conversão de Leads
Assim como há aumento de vendas, há também a possibilidade de aumentar a conversão e gerar Leads por meio de dispositivos móveis.
Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é muito importante que as páginas sejam responsivas. O usuário poderá estar navegando nas redes pelo smartphone quando visualizar seu link no feed de notícias. E se, ao clicar, a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele não converter do que ele abrir novamente o link no desktop.
8. Mais compartilhamentos nas mídias sociais
Segundo a mesma pesquisa Digital 2020 Global Overview Report, agora olhando apenas o recorte do Brasil, vemos que já são 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, que representa 66% da população do país. Esse número mostra a força dessas redes e como fazem parte da vida não só dos brasileiros mas de todos ao redor do mundo.
Como o acesso às redes sociais acontece prioritariamente por celulares e tablets, nada mais inteligente do que seu site ser responsivo. As chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por esses usuários são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação.
Além do mais, ter apenas uma única página responsiva deixa a experiência mais agradável também para quem acessa um link que foi compartilhado via celular por outra pessoa. Isso evita que uma versão móvel – geralmente bem resumida – seja aberta em um desktop, como aqueles domínios, por exemplo, “http://m.site.com/slug-da-pagina”, ou “http://site.com/mobile/slug-da-pagina”.
9. Preparar-se para dispositivos futuros
Uma das maiores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o seu visitante está utilizando, o layout irá se adaptar.
Isso abre uma brecha para dispositivos futuros, que poderão ser lançados com resoluções diferentes. Um layout responsivo deixa seu site pronto para qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não existam.
10. Acessível por qualquer navegador
Já passamos do tempo em que alguns sites só abriam ou funcionavam bem em um ou outro navegador, não é mesmo? Já não dá mais pra falar que “se abrir pelo Internet Explorer vai funcionar”. Precisamos acessar tudo de forma rápida, sem nenhum empecilho.
E esse é mais um motivo essencial para implementar um site responsivo. A adaptação dessas páginas também acontece para os diferentes tipos de navegadores utilizados, facilitando o acesso para cada usuário da maneira que eles preferirem navegar.