Gerenciador de Conteúdo e seus benefícios

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Gerenciador de Conteúdo e seus benefícios

Você já tem um domínio registrado e já optou por uma boa hospedagem de site? Então, o passo seguinte é deixar claro como você vai construir sua página.

Para alguns projetos mais simples, uma ótima alternativa é utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo, também conhecido como CMS (Content Management System, em inglês), como o WordPress, por exemplo.

A escolha do sistema de gerenciamento de conteúdo mais adequado para seu site vai variar conforme o tipo de página que você pretende criar e também de acordo com as capacidades técnicas que você tem.

O segredo não é definir o melhor sistema para sites e, sim, qual CMS vai atender suas necessidades do modo mais eficiente possível. Então, para que você compreenda o que é esse sistema e quais são os principais deles, continue neste post.

Entenda o conceito de CMS

O Content Management System (ou CMS, sigla muito conhecida entre desenvolvedores de sites) é basicamente um conjunto de funções usadas para facilitar a criação de páginas na web.

Esses sistemas têm como objetivo principal facilitar tanto a criação quanto a edição dos elementos de uma página a partir de uma interface visual, sem que o criador do conteúdo precise entender sobre linguagem de programação. Ou seja, você não precisa ser um desenvolvedor para colocar sua página no ar, já que o CMS automatiza várias funções para você, como incluir imagens,  áudios, vídeos e documentos em seu conteúdo.

O sistema é uma alternativa bastante prática e de rápida execução, afinal, dependendo do uso e também do CMS escolhido, acaba não sendo preciso mexer em nenhuma linha de código.

O que torna o CMS bastante individual é que os plugins são feitos para conduzir e complementar funções nas páginas, como melhorar o posicionamento de suas páginas nos mecanismos de busca, como o Google. Sem falar que você consegue escolher templates e temas já prontos, podendo personalizá-los com as características de sua marca e ainda colocar seu blog no ar em pouco tempo.

Os 3 principais sistemas de gerenciamento de conteúdo

Você pode contar com três principais ferramentas de CMS:

  • Joomla,
  • WordPress,
  • Drupal.

Todos eles são gratuitos, podendo ser instalados com extrema facilidade na maior parte dos planos de hospedagem de sites.

Quer saber mais detalhes sobre eles? Veja a seguir!

1. Joomla

Esse é um sistema que fica entre o WordPress e o Drupal, pois apresenta determinados recursos avançados do segundo e as facilidades para fazer edição do primeiro. É indispensável para as pessoas que veem o Drupal como um CMS muito difícil tecnicamente e para quem considera o WordPress limitado.

O Joomla tem vários plugins e temas disponíveis como os outros CMS.

Assim como o WordPress, ele conta com uma comunidade que ajuda na resposta de dúvidas e de questionamentos.

É um CMS indicado para quem tem a intenção de construir sites de comércio virtual, pois apresenta recursos que privilegiam essa prática.

2. WordPress

O WordPress é o CMS mais popular no mercado. De acordo com uma pesquisa, aproximadamente 40% de todos os sites que utilizam um gerenciador de conteúdo acabam escolhendo o WordPress.

O WordPress é o que tem mais plugins e temas disponíveis. Além disso, a comunidade que usa esse sistema é extremamente ativa, o que torna a solução de eventuais problemas com a plataforma muito prática.

3. Drupal

O Drupal é uma plataforma mais desenvolvida e a mais antiga, que proporciona várias personalizações e modificações de back-end.

Ainda é possível fazer a criação e a edição de um site com esse sistema com certa facilidade, mas, quando se compara com o WordPress, por exemplo, há uma exigência a mais de conhecimento sobre algumas linguagens de programação.

Por ser uma plataforma mais completa, ela permite mais alterações, além de ser mais flexível, podendo ser usada em vários tipos de projetos.

Os benefícios do CMS

O CMS apresenta muitos benefícios para os empreendedores que pretendem criar suas páginas na internet. Confira os principais a seguir!

Facilidade para abertura e atualização

O principal benefício de um CMS certamente é a facilidade para desenvolver uma página e, claro, para manter a sua atualização em dia.

O acesso para o trabalho acontece no navegador, não precisando, portanto, fazer o download de nenhum software específico.

Isso permite a criação de páginas sem demora, sendo possível aproveitar melhor as oportunidades de mercado e entregar conteúdos com mais qualidade.

Praticidade para criar possibilidades

Você tem um site? Se a resposta é sim, certamente você já sabe que é importante ficar sempre atento às tendências e novidades que aparecem no mercado.

É por isso que suas páginas devem ser flexíveis para receber essas novas perspectivas.

Com um bom CMS, você consegue abrir uma nova aba no site, adicionar vídeos, imagens e depoimentos de clientes. Tudo isso pode ser feito sem um profundo conhecimento em lógica de programação.

Aplicabilidade das técnicas de otimização para a busca orgânica

Todo empreendedor que tem como objetivo fazer com que o seu site se torne uma referência no mercado digital deve saber que é imprescindível conhecer e aplicar as técnicas de otimização para a busca orgânica, ou SEO (Search Engine Optimization).

Há várias técnicas de SEO, como a otimização de imagens, o uso de link building, o uso de palavras-chave de forma estratégica e a estruturação dos conteúdos.

Independentemente do que você faça, é preciso dedicar a atenção merecida para cada página do seu site. E se seu site é complexo, pode ser muito difícil manter essa otimização de forma adequada.

Com um CMS isso pode ser feito de maneira muito mais fácil, o que te ajuda a entender o que você tem feito para chegar nas primeiras posições.

Entenda por que você deve adotar um sistema de gestão de conteúdo

Você já sabe que deve sempre buscar novas formas de melhorar a experiência dos usuários em seus sites, fornecendo novos recursos, além de fazer uma boa gestão das ações.

Esses propósitos são conquistados de modo mais prático quando você usa um sistema de gestão de conteúdos. No entanto, é importante deixar claro que no mercado existem diversas opções e que nenhuma delas fará todo o trabalho para você. O CMS é apenas uma forma de automatizar algumas funções que você talvez demoraria muitos meses para conseguir fazer.

Mostramos, aqui, as 3 principais delas com suas características, mas não pense que a escolha do sistema pode ser feita de qualquer maneira.

O grande trabalho, nesse sentido, é alinhar a necessidade de seu site com os recursos que se encontram disponíveis.

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